(31) 9978-01153
(31) 2557-1152
Notícias
CHURRASCO, FRITURA E ALIMENTOS GRELHADOS ENVELHECEM A PELE
04.07.17
TERRA

CHURRASCO, FRITURA E ALIMENTOS GRELHADOS ENVELHECEM A PELE

Churrasco, comida grelhada, fritura. O que eles têm em comum? Podem causar rugas e flacidez. Os culpados são os produtos finais da glicação avançada (AGEs) que, em níveis elevados, causam danos ao colágeno e à elastina. Glicação avançada é uma reação entre carboidratos (açúcares e amidos), proteínas ou gorduras e temperaturas elevadas, disse Anastasia Kalea, da Universidade College London, na Inglaterra. Confira abaixo seis dicas para diminuir a ingestão de AGEs, listadas pelo jornal Daily Mail:

Marine a carne
Soluções ácidas diminuem a quantidade de AGEs, segundo pesquisas. Em um teste, a carne marinada por uma hora formou menos da metade dos vilões durante o cozimento do que a que não recebeu a solução.

Cozinhe peixe no papelote
Coloque o peixe e outros ingredientes, como suco de limão e azeite, no papel-alumínio. O método faz com que o alimento seja cozido em seu próprio líquido, diminuindo a formação de AGEs.

Abaixe o fogo
Pesquisadores descobriram que ovos mexidos preparados em fogo médio-baixo tinham cerca de metade de AGEs em relação aos ovos preparados em fogo alto. Portanto, prefira deixar o fogo mais baixo, mesmo que o tempo de preparo aumente.


Escalde, cozinhe em fervura lenta ou à vapor
Todos esses métodos apresentam menos formação de AGEs em relação a frituras, assados e churrasco.

Sempre adicione líquidos
A medida reduz os níveis de AGEs porque diminui a temperatura e faz com que a comida seja escaldada ou cozinhe no vapor.

Corte açúcar e coma mais vegetais
O açúcar se liga às proteínas no organismo, resultado da formação de AGEs. Vegetais, por sua vez, são ricos em antioxidantes, que neutralizam os radicais livres gerados pelos produtos finais da glicação avançada

Comente essa publicação