(31) 9978-01153
(31) 2557-1152
Notícias
CHÁ-MATE: A BEBIDA QUE REDUZ O COLESTEROL
04.07.17
Bruno Stuppiello-Minhavida

CHÁ-MATE: A BEBIDA QUE REDUZ O COLESTEROL

Entre os nutrientes da erva-mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas.

As metilxatinas aumentam o desempenho atlético e cognitivo após períodos de estresse ou privação de sono e estimulam a queima de gordura. Já os compostos fenólicos tem uma ação antioxidante e ajudam a combater o diabetes. Enquanto as saponinas são substâncias com efeito anti-inflamatório que auxiliam na redução do colesterol.

Confira qual é a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que o chá-mate carrega em um litro da bebida:

  • 741% de vitamina B1 (tiamina)
  • 117% do manganês
  • 7,6% de magnésio
  • 1% de cálcio.

Benefícios da erva-mate:

Diminui o colesterol: A erva-mate é rica em saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório, e compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante. Estes nutrientes contribuem para a diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Isto porque ajudam a bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e ainda inibem a síntese do lipídeo no fígado.

Bom para os diabéticos: O chá-mate é interessante para diabéticos tipo 2 porque ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os responsáveis por isso são os compostos fenólicos e eles podem agir de duas maneiras possíveis.

Na primeira, os compostos fenólicos podem inibir uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado e no segundo eles diminuiriam a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina com pessoas portadoras de diabetes tipo 2 constatou que após 60 dias de consumo de um litro diário de chá-mate o nível de glicose no sangue destes indivíduos diminuiu em média 25 mg/dl em jejum.

O estudo também notou que após 20 dias de ingestão de um litro de chá-mate diariamente houve uma diminuição de 0,85% da hemoglobina glicada (HbA1c). HbA1c é a fração da hemoglobina (proteína dentro do glóbulo vermelho) que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia, 90 dias em média, a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrerem aumentos ocasionais, haverá necessariamente um crescimento nos níveis de hemoglobina glicada.

Ajuda a emagrecer: O chá-mate possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, pois ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento.

Efeito antioxidante: Os compostos fenólicos presentes no chá-mate são os nutrientes que mais possuem ação antioxidante, especialmente o ácido clorogênico. Os antioxidantes tem efeitos positivos sobre os problemas mencionados anteriormente, como diabetes, colesterol alto e complicações cardíacas. Os antioxidantes ainda são essenciais para praticantes de atividade física uma vez que estes produzem mais radicais livres. Além disso, ao combater os radicais livres no organismo, os compostos fenólicos podem diminuir o envelhecimento celular e os riscos para alguns tipos de cânceres. Porém, ainda não há pesquisas que comprovem a capacidade anticancerígena da erva-mate.

Comente essa publicação